Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Que tal começar a produzir sua banda?


O tema "Independência foi capa da Revista Vida Simples em janeiro de 2010


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


"Aprenda a Produzir uma Banda" é um curso que criei no primeiro semestre de 2010, a partir das reflexões que tenho feito durante a escrita de "Começar a Fazer", meu próximo livro. Uma das principais reflexões é que a vida com autonomia é muito mais gostosa de ser vivida. Mas esta autonomia precisa ser construída.

Dando continuidade ao que iniciei com o livro "Aprenda a Organizar um Show", resolvi sistematizar o que aprendi trabalhando com artistas, o que estudo e o que pesquiso.

A ideia básica é simples: sugerir primeiros passos para quem deseja prestar serviços de produção ou de gestão de carreiras artísticas.

Quando falo primeiro passos, é primeiro passos mesmo. Procuro inicialmente provocar os participantes a pensarem sobre:


• O que é produzir uma banda?

• Que banda pode ser produzida?

• Quem pode produzir uma banda?

• Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças


Ao discutir estas questões, as pessoas começam a ter mais clareza sobre a natureza do trabalho que estão se propondo a fazer. Começam a entender que "produzir uma banda" implica em estar disposto a aprender a lidar com assuntos como administração, marketing, finanças e comunicação. Nada do outro mundo. Mas exige aprendizado e trabalho contínuo.

Pensando neste aprendizado, estou lançando neste momento o blog do curso. Um novo canal de comunicação do Produtor Cultural Independente para trabalhar conteúdos relacionadas a administração da carreira artística.

Será um prazer compartilhar mais informações com você.


Um abraço cultural!

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário