Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

O produtor de uma banda é um "faz tudo"?




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Se você assistiu o depoimento do Fabrício Ofuji, já tem uma pista para esta resposta. Muita gente que participa dos meus cursos diz (e muitas vezes, com muito orgulho) que o produtor é um "faz tudo". Não é.

Há uma grande confusão que precisa ser esclarecida.


Início da vida profissional

Todo mundo que começa a trababalhar é faz tudo. O desenho do "estagiário faz tudo" acima ilustra bem isso.


Início de empreendimento

Todo mundo que inicia um empreendimento é faz tudo. Isso porque você não tem recursos para contratar uma equipe. Isso não quer dizer que o produtor está "condenado" a ter que fazer mil atividades.


Falta de informação

Como muita gente aprende na prática, acaba "copiando" a maneira de outras pessoas trabalharem. Muitas pessoas não conseguem se livrar da maneira "caótica" de trabalhar do "faz tudo" e acabam ensinando para novos profissionais que isso é o certo.


Falta de organização

A falta de organização nos trabalhos de produção talvez seja uma das maiores causas dos produtores virarem "faz tudo". Quando se começa a organizar e planejar um trabalho, começa-se a perceber que cada atividade exige um profissional. É como um time de futebol: tem que ter goleiro, zagueiro, atacante, etc.


Até que ponto uma atividade deve ou não ser feita por um produtor?

Não existe regra fixa. É livre negociação. O importante é que o produtor defina que atividades fazem parte da prestação de serviços que está propondo para o artista, antes de começar.

Quanto mais detalhada for uma proposta de trabalho, mais garantias você terá que o seu tempo será utilizado para fazer o que realmente está se propondo.


*********************************************************************************



Veja como é fácil se inscrever no

curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 28/04 no Rio! [NOVO!]



Aprender a Organizar um Show é uma oportunidade de se conhecer o processo de organização de um show e de refletir sobre a necessidade de se organizar uma carreira artística.

Faça sua inscrição! Participe!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário