Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Você sabe o que é produzir uma banda?




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Você sabe o que é produzir uma banda? O que é produzir um artista? O que é produzir um grupo cultural? O que é produzir um coletivo?


"Todo mundo, algum dia, vai pensar em começar a fazer algo que deseja.

Mesmo sem saber direito o que significava trabalhar com uma nova atividade profissional, comecei a usar o que aprendi no curso de Administração de Empresas para trabalhar com arte, comunicação, cultura e entretenimento. Essas e tantas outras áreas, como turismo, eventos, patrimônio histórico, moda, gastronomia, etc. precisam de produtores executivos, produtores culturais e gestores culturais. Pessoas criativas que gostam de desafios e de realizar. Gostam de trabalhar em equipe. Gostam de processo e de resultado".


Este pequeno trecho do meu próximo livro "Começar a fazer: descobra suas vocações e aprenda que é possível mudar" mostra como a maior parte das pessoas começa a trabalhar com produção. Para uns, é o primeiro emprego. Outros passam a ter que também fazer produção além das atividades que já fazem. Muitos realizam por hobby. Muitas pessoas desejam começar a fazer.

Independente do motivo que tenha levado você a querer produzir uma banda ou um artista, na medida que você começar a fazer, você vai se dar conta que é uma atividade que toma muito tempo. Necessita conhecimento. Não é uma atividade barata. E nem sempre dá lucro.

Se há tantos riscos e mesmo assim você gosta de fazer, que tal melhorar a organização do que você já faz?

Aprender a produzir sua banda poderá lhe trazer muito mais resultados do que você imagina. E aprender a produzir sua banda implica em ter clareza sobre o que você está buscando para sua vida.

Assista este depoimento do Fabrício Ofuji no projeto "Produção Cultural no Brasil. Ele trabalha com gestão da carreira artística dos Móveis Coloniais de Acaju.

Fabricio Ofuji from FLi Multimídia on Vimeo.



Leia também o texto Por que fazer produção cultural?


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário